Construção CivilMadeira EngenheiradaURBEM 05/01/2021

Primeiro prédio de madeira engenheirada do Brasil é inaugurado

O primeiro e mais alto edifício em CLT (sigla em inglês para Cross Laminated Timber) do Brasil já está aberto ao público. O projeto de 4 pavimentos foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura Matheus Farah e Manoel Maia para a Dengo, marca brasileira de chocolates que recém inaugurou sua primeira loja de rua.

A AMATA foi uma das parceiras do projeto, fornecendo todo o CLT do empreendimento. Ana Belizário, gerente de projetos e novos negócios da empresa, ressalta que a conexão entre as marcas em torno do propósito de negócios rentáveis e sócio ambientalmente corretos foi importante para a realização do primeiro prédio em madeira engenheirada no Brasil.

Com certeza o edifício de 1.500m² é um marco para este inovador sistema construtivo que, aos poucos, ganha seu espaço no setor da construção civil brasileiro.

Memórias afetivas em prol da construção de marca

O clima de Fantástica Fábrica de Chocolates está presente em todo o espaço, que tem maquinário de 1940 e tubulações à mostra. Os dutos transparentes abastecem o moinho com grãos de cacau, permitindo que os clientes assistam ao vivo a confecção de produtos personalizados.

Manoel Maia, sócio do escritório de arquitetura MFMM, ressalta aspectos que ajudaram a compor a identidade da marca no espaço e a memória afetiva do visitante. “O piso é feito de caquinho, material tradicionalmente paulista – assim como a Dengo-, que surgiu do reaproveitamento da produção de cerâmica na cidade se tornando muito comum entre os revestimentos nacionais. Ele também remete ao piso vermelho das fazendas de cacau na Bahia”, reforça o arquiteto. As cores da fruta também ditaram a paleta escolhida que ficou entre o vermelho, o amarelo e o preto, com destaque para a madeira da estrutura aparente no interior da loja.

Visitar a nova loja da Dengo é, sem dúvida, uma experiência única. Não só porque coloca o público em contato com o lúdico, mas também porque permite aos visitantes experimentar todo o aconchego que a madeira traz a cada um dos ambientes.

voltar [<]
fechar [x]

amata