22/06/2021

O uso da madeira na cidade inteligente do Japão

O presidente da Toyota, Akio Toyoda, revelou durante a CES 2020 (Consumer Electronics Show) que a empresa vai construir uma cidade inteligente na base do Monte Fuji, no Japão. O projeto batizado de Woven City ocupará cerca de 700 mil metros quadrados e será habitado por uma população formada por pesquisadores e residentes. 

“Construir uma cidade completa desde o início, mesmo em pequena escala, é uma oportunidade única de desenvolver tecnologias futuras, incluindo um sistema operacional digital para a infraestrutura da cidade. Com pessoas, edifícios e veículos todos conectados e se comunicando por meio de dados e sensores, poderemos testar a tecnologia de inteligência artificial conectada, tanto no mundo virtual, quanto no físico, maximizando seu potencial”, afirmou Toyoda. 

Entre as inovações previstas no projeto estão tecnologias de robótica e mobilidade pessoal, casas inteligentes e inteligência artificial, com o intuito de ser um “laboratório vivo”. A planta da cidade conta com diferentes tipos de vias: só para veículos rápidos, para veículos mais lentos e uma pista arborizada apenas para pedestres.

Além da visão tecnológica, o projeto prioriza a sustentabilidade. A madeira que já é reconhecida como uma aliada na implementação da preservação ambiental, uma vez que é uma matéria-prima renovável e atua na captura de gás carbônico, armazenando-o durante toda a vida útil, será um tópico essencial no plano da construção dos imóveis. Os edifícios serão produzidos a partir de madeira tradicional japonesa com o intuito de minimizar a pegada de carbono no ecossistema. 

Além disso, os telhados serão cobertos por painéis fotovoltaicos, que gerarão energia solar, e a área será reflorestada com vegetação nativa e hidroponia. 

No que diz respeito a tecnologia, as casas vão utilizar de inteligência artificial para verificar a saúde dos moradores e somente veículos autônomos sem emissão de gás carbônico serão permitidos nas vias principais da cidade. 

O planejamento e construção dessa cidade, com enfoque no uso da madeira nas construções, reafirma a importância de questões voltadas à sustentabilidade  para o nosso futuro.

Crédito imagem: Squint Opera

voltar [<]
Fechar [x]

amata