Madeira
Engenheirada

nossos
produtos

MLC

A Madeira Lamelada Colada, ou Glulam (Glued Laminated Timber), é o produto que proporcionou a inovação da construção em madeira. Após seu desenvolvimento se tornou possível construir estruturas capazes de vencer longos vãos e também suportar grandes cargas, garantindo uma performance semelhante ao concreto e ao aço.

Seu processo de produção é realizado por meio de colagem de longas lamelas de madeira, com a disposição do sentido de suas fibras estando paralelas ao eixo longitudinal da peça. As lamelas são dispostas ao longo de gabaritos mecânicos ou hidráulicos e submetidas a pressão, formando elementos construtivos leves e de grande desempenho estrutural.

A Madeira Lamelada Colada pode proporcionar a produção elementos retos ou com formas curvas e complexas. Sua aplicação estrutural pode ser realizada em pilares, vigas ou arcos nas mais variadas dimensões e comprimentos, dando liberdade para realização dos mais diversos tipos de projetos.

Por meio de um preciso sistema de CNC, asseguramos que as peças produzidas em nossa fábrica estarão de acordo com o projeto, sendo realizado toda usinagem necessária para a compatibilização da obra, possibilitando conexões precisas, permitindo um sistema de montagem eficiente e sem desperdícios.

CLT

A Madeira Lamelada Colada Cruzada, ou CLT (Cross Laminated Timber), é um produto que tem o potencial de revolucionar o mercado da construção civil, podendo ser aplicada nas mais diversas tipologias construtivas, desde casas até em edifícios de múltiplos pavimento.

Sua produção é realizada por meio colagem de camadas de longas lamelas de madeira dispostas lado a lado e empilhadas umas sobre as outras, e sendo organizadas em sentidos opostos. As camadas são submetidas a uma grande pressão por meio de prensas hidráulicas, e a reação dos agentes adesivos livres de formaldeído, formam grandes painéis de alto desempenho estrutural.

Esse desempenho está relacionado com a tecnologia de cruzamento de lamelas, permitindo com que aconteça uma distribuição de carga de forma bidirecional, gerando um produto leve, de dimensionamento estável e uma elevada capacidade de suporte de carga, podendo ser aplicado nos mais diversos elementos construtivos, tais como paredes, lajes e coberturas.

A espessura e composição de nossos painéis variam de acordo com uso e os requisitos de cada projeto. Realizamos todos os cortes, furos, marcações e rebaixos dos painéis utilizando sistemas de CNC de última geração. Utilizamos os mais modernos maquinários e contamos com uma equipe especializada para garantir que os nossos produtos estejam de acordo com as expectativas de nossos clientes.

Todos nossos produtos são fabricados através de um rigoroso processo de inspeção, em que a madeira utilizada se encontre com um teor de umidade de 12% (+/- 2%), ajudando na prevenção contra parasitas e fungos. Nossa matéria prima é proveniente de manejo de florestas sustentáveis que contam com a certificação FSC e atendem todos regulamentos e normas florestais.

nossa
fábrica

Com previsão de inauguração no ano de 2022, nossa fábrica estará pronta para atender fornecer ao mercado nacional e internacional madeira engenheirada brasileira com qualidade e confiabilidade, adequada à normas brasileiras e principais normas estrangeiras. Localizada na região sul do país, próximos ao suprimento de matéria-prima abundante e de qualidade, nossa localização garantirá o custo competitivo de nosso produto final, bem como a eficiência logística para atender os projetos de nossos clientes.

Teremos uma capacidade de produção anual de mais de 60.000m³ de madeira engenheirada de madeira pinus, seguindo alto rigor no padrão de qualidade. Toda a madeira utilizada na nossa fabricação irá provir de manejo sustentável de nossas florestas plantadas, garantindo controle de origem e qualidade total da matéria-prima.

projetos

 

Situada na região sul do Brasil, a Fábrica da AMATA foi projetada para atender as necessidades de uma planta de madeira engenheirada de última geração, abrigando as diversas etapas de produção dos produtos CLT e MLC. Com previsão de produção de 60.000m³ anuais, o projeto procura flexibilidade, organização, eficiente e conforto ambiental.

O espaço destinado a produção engloba uma área de cerca de 15.000m², que é protegida por uma grande cobertura estruturada com vigas de Madeira Lamelada Colada, apoiadas em pilares pré-moldados de concreto, projetadas para conseguir vencer os grandes vãos necessários para comportar de forma eficiente todo o complexo sistema de maquinários.

O edifício anexo funcionará como escritório e showroom. É composto por painéis de CLT, combinados com treliças e pórticos em MLC, explorando as possibilidades estruturais da madeira.

 

Implantada em um pequeno terreno de esquina localizado na zona oeste da cidade de São Paulo, o interesse dos clientes por inovação, design e tecnologia os levou a desejar uma residência em madeira engenheirada. O escritório 23 Sul, que procura inserir em seus projetos elementos industrializados e pré-fabricados, trazendo uma arquitetura racional e ao mesmo tempo refinada, concebeu o projeto que toma partido do material, explorando suas possibilidades estéticas.

Foi adotada uma solução mista de CLT, MLC, estrutura metálica auxiliar e blocos de concreto autoportante, respeitando o melhor desempenho de cada material, a partir de um raciocínio construtivo que prioriza a facilidade de montagem, a rapidez da obra e durabilidade da edificação.

 

Os módulos pré-fabricados da Cubicset nasceram da busca por soluções inteligentes e sustentáveis, que sejam capazes de unir o design à engenharia. Realizados com alto grau de eficiência e precisão industrial, a solução construtiva é realizada com painéis de CLT e estrutura metálica auxiliar, garantindo controle total do resultado final, com rapidez, sem perdas, sem imprevistos, e versatilidade conforme a necessidade do projeto.

Os módulos da Cubicset foram idealizados para atender principalmente projetos de hotelaria e hospedagem onde há restrição ou dificuldade de acesso, necessitando de soluções prontas, que cheguem no canteiro de obras preparadas para serem instaladas, com o mínimo de trabalho in-loco possível.

A resistência estrutural do painel de CLT possibilita que os módulos sejam entregues com os acabamentos internos já finalizados, diminuindo a necessidade de equipes mobilizadas no terreno. Com inúmeras alternativas de combinações, é possível atender diversos tamanhos e programas de necessidades, com praticidade e rapidez.

 

O edifício AMATA simboliza a revolução que queremos construir. Localizado na zona oeste da cidade de São Paulo, e com previsão de início das obras em 2020, o projeto é fruto da parceria entre a AMATA e o renomado escritório franco-brasileiro Triptyque. A combinação estrutural eficiente entre pilares de Madeira Lamelada Colada com lajes de CLT é capaz de suportar grandes esforços, tornando viável a construção de uma torre de 13 pavimentos dispostos em uma área total de 5.500m² construídos.

A construção irá abrigar um programa de usos múltiplos, como co-living, lojas e restaurantes. O projeto tem como proposta unificar os ambientes externo e internos, gerando espaços que convidam o pedestre a adentrar as áreas comum do projeto, criando integração com a cidade.

Com a sua silhueta escalonada, o projeto se enquadra perfeitamente na topografia irregular do bairro da Vila Madalena, onde o empreendimento será implantado. Construído em um terreno com grande desnível, o edifício terá lajes com recuos distintos, gerando generosas áreas de varandas ao longo de toda a fachada do projeto.

Toda a estrutura do edifício será realizada com madeira certificada, com garantia de origem e trajetória, de acordo com um rigoroso processo de inspeção para garantir que o produto tem origem em florestas manejadas de forma sustentável, seguindo critérios ambientais, sociais e econômicos.

 

A partir do pioneirismo do cliente e da receptividade para projetos inovadores da cidade de Goiânia, o edifício de 14 pavimentos, busca estabelecer novas fronteiras para construções corporativas. O desempenho estrutural da madeira engenheira torna viável a possibilidade de alcançar alturas superiores a 30 metros, garantindo uma montagem rápida e limpa, reduzindo o tempo de obra, gerando um retorno do investimento em um curto prazo.

O edifício é composto por lajes pré-moldadas de concreto apoiadas em vigas e pilares de Madeira Lamelada Colada, enquanto o núcleo de circulação vertical será realizado em concreto, proporcionando estabilidade sem que seja necessário abdicar das amplas aberturas das janelas. Grandes painéis de proteção solar compõe a fachada da edificação, sendo possível deixar os elementos estruturais em madeira visíveis, promovendo uma maior interação do espaço interno com o exterior.

Sendo um dos projetos pioneiros em construções de múltiplos pavimentos com madeira no continente sul-americano, o principal objetivo do edifício é o de repensar o impacto que a construção civil representa para o meio ambiente, enxergando a madeira como um possível agente transformador de cidades.

 

A nova sede corporativa para uma renomada empresa de logística, localizada no município de Itajaí, busca estabelecer novos padrões para edifícios de escritórios por meio da construção sustentável. A utilização da Madeira Lamelada Colada como elemento estrutural permite a criação de ambientes com vãos generosos, garantindo uma dinâmica de um espaço aberto e flexível, e o resultado final é um escritório concebido para proporcionar um ambiente de trabalho agradável, funcional e inspirador.

O edifício é um volume único que se desenvolve em dois pavimentos, sendo composto por elementos pré-fabricados de madeira, permitindo uma construção com alta precisão e eficiência econômica. A fachada principal do edifício é envolvida por uma cobertura que se destaca com um grande beiral, de modo a garantir proteção contra incidência direta de raios solares, gerando um conforto ambiental na área interna do edifício.

Disposto ao longo de mais de 100 metros de comprimento, o edifício se destaca na paisagem, e ao expor a estrutura de madeira nos ambientes de trabalho o projeto traz sofisticação e beleza para o espaço interno do edifício.

parceria
KLH

Contamos com uma parceria comercial com a KLH®, empresa austríaca pioneira na produção de painéis CLT, tendo desenvolvido o produto em cooperação com a Technical University of Graz em 1996.

Visite o site [+]

Somos distribuidores oficiais no Brasil de painéis CLT, tendo todo apoio técnico e expertise fornecidos pela empresa para garantir o desenvolvimento de projetos eficientes, assertivos e seguros.