madeira engenheirada

Madeira Engenheirada

 

Urbem chega ao mercado da construção civil impulsionada pela nossa convicção de usar a força da floresta para construir, hoje, as cidades do futuro. Um propósito alicerçado em um material robusto, versátil, inovador e sustentável: a madeira engenheirada.

Fabricada com matéria prima de baixo impacto ambiental e proveniente de florestas certificadas, a madeira engenheirada é considerada o futuro da construção civil. Dentre seus diferentes produtos, destacam-se o CLT (sigla em inglês para cross laminated timber) e o MLC (madeira lamelada colada) que, juntos, atuam como um sistema construtivo robusto e inovador. Eles possuem uma alta performance capaz de suportar intensas cargas, atingir grandes vãos, além de proporcionar otimização no canteiro de obras, diminuição de resíduos e redução de prazos. O aspecto, no entanto, que distingue a madeira dos demais materiais, é o fato de ela ser uma matéria-prima renovável e atuar na captura de gás carbônico, armazenando-o durante toda a vida útil.

Nossos
Produtos

CLT

A Madeira Lamelada Colada Cruzada (MLCC) ou Cross Laminated Timber (CLT) é um produto que tem o potencial de revolucionar o mercado da construção civil, podendo ser aplicada nas mais diversas tipologias construtivas, desde residências unifamiliares até edifícios multipisos. Sua produção é realizada a partir da colagem de camadas de longas lamelas de madeira dispostas lado a lado e empilhadas umas sobre as outras, sendo organizadas em sentidos opostos. As camadas são submetidas a grande pressão por meio de prensas hidráulicas e a reação dos agentes adesivos, formando grandes painéis de alto desempenho estrutural. Esse desempenho está relacionado à tecnologia de cruzamento de lamelas, permitindo uma distribuição de carga de forma bidirecional, gerando um produto leve, de dimensionamento estável e elevada capacidade de suporte de carga. O CLT pode ser utilizado em diferentes elementos construtivos, tais como paredes, lajes e coberturas. A espessura e composição de nossos painéis variam de acordo com o uso e os requisitos estruturais de cada projeto. As peças são entregues com cortes, furos, marcações e rebaixos, pois utilizamos sistemas de CNC (Comando Numérico Computadorizado) de última geração, transformando assim o canteiro de obra em uma simples montagem. Todos os nossos produtos serão fabricados por intermédio de um rigoroso processo de inspeção em que a madeira utilizada tenha um teor de umidade de 12% (+/- 2%), colaborando para a prevenção contra parasitas e fungos. Nossa matéria-prima é proveniente do manejo de florestas sustentáveis que contam com a certificação FSC® e cumprem com todos os regulamentos e normas florestais.

MLC

A Madeira Lamelada Colada (MLC) ou Glued Laminated Timber (Glulam), juntamente com o CLT, atua como um sistema construtivo robusto e inovador. Juntos eles possuem uma alta performance, capaz de suportar intensas cargas e atingir grandes vãos. Seu processo de produção é realizado por meio da colagem de longas lamelas de madeira, dispostas no sentido de suas fibras e com a mesma orientação do eixo longitudinal da peça. As lamelas são posicionadas ao longo de gabaritos hidráulicos e submetidas à pressão, formando elementos construtivos leves e de grande desempenho estrutural. O MLC é utilizado como pórtico, desdobrando-se para pilares e vigas nas mais variadas dimensões e comprimentos, oferecendo liberdade criativa para a realização de diversos projetos. Assim como o CLT, asseguramos que as peças produzidas em nossa indústria estejam de acordo com o projeto, por meio da utilização da CNC, que realiza toda a usinagem necessária para compatibilização. Tal solução possibilita conexões precisas, garantindo um sistema de montagem eficiente e sem desperdícios.

Nossa
Fábrica

Com previsão de inauguração no segundo semestre de 2022, nossa fábrica estará pronta para atender e fornecer ao mercado nacional e internacional madeira engenheirada brasileira com qualidade e confiabilidade, adequada às normas brasileiras e principais normas estrangeiras. Estabelecida na região sul do país, próximo ao maciço florestal de Pinus da AMATA, nossa localização garantirá o custo competitivo do produto final, bem como a eficiência logística para atender os projetos de nossos clientes.

Teremos uma capacidade de produção anual de mais de 60.000m³ de madeira engenheirada (o que equivale a aproximadamente 300 mil m²/ ano em obras construídas) seguindo alto rigor no padrão de qualidade. Toda a madeira utilizada na nossa fabricação irá provir de manejo sustentável de nossas florestas plantadas, garantindo controle de origem e qualidade total da matéria-prima.

Parceria
KLH

Contamos com uma parceria técnica e comercial com a KLH®, empresa austríaca pioneira na produção de painéis CLT, tendo desenvolvido o produto em cooperação com a Technical University of Graz em 1996.

Somos distribuidores oficiais da KLH no Brasil, tendo todo apoio técnico e expertise fornecidos pela empresa para garantir o desenvolvimento de projetos eficientes, assertivos e seguros.

Visite o site [+]

Fechar [x]

amata