Na Mídia 18/12/2020

Conheça 3 projetos comerciais que priorizam a sustentabilidade

Veículo: Casa Vogue

A preocupação com a redução de impactos ao meio ambiente tem se tornado cada vez mais frequente, inclusive em construções

Diante das inovações que permitem iniciativas que minimizem os impactos ao meio ambiente, a construção de espaços sustentáveis tem sido essencial para a preservação da natureza e da nossa qualidade de vida. Diminuir a utilização de água, energia, além da menor emissão de gases poluentes durante a produção, são apenas alguns dos caminhos que podem ser seguidos para favorecer o desenvolvimento sustentável.

Pensando nisso, selecionamos três projetos comerciais que, de maneiras diferentes, foram elaborados com o objetivo de reduzir os impactos ambientais:

1. Edifício construído com madeira engenheirada

crédito imagem: Pedro Kok

A loja da marca de chocolates Dengo, localizada na zona oeste da cidade de São Paulo, foi projetada com um material proveniente de uma matriz regenerativa florestal, que propiciou a concretização da obra em prazo reduzido, sem desperdiçar recursos. “A madeira engenheirada é um produto tecnológico obtido a partir de matéria-prima ancestral, que possui em suas características fundamentais a resistência e a precisão”, explica Ana Belizário, gerente de projetos e novos negócios da AMATA, empresa responsável pelo fornecimento do item.

crédito imagem: Pedro Kok

“Além disso, deve-se ressaltar que a madeira armazena carbono ao longo de toda a sua vida útil, retirando-o da atmosfera e contribuindo no enfrentamento das mudanças climáticas”, complementa Manoel Maia, sócio do escritório Matheus Farah e Manoel Maia Arquitetura. Para ele, outros pontos da estrutura também merecem ser destacados, como a instalação de um sistema para água de reúso. “Também podemos citar os caquinhos cerâmicos do piso, que nos permitiu reforçar a importância do reaproveitamento e do uso racional dos materiais envolvidos no processo”, diz.

 

Leia na íntegra

voltar [<]
Fechar [x]

amata