Programas de saúde na unidade do Paraná

Iniciativa busca melhorar a saúde dos funcionários dentro e fora do ambiente de trabalho

04/09/2015
A aplicação da vacina contra gripe aconteceu no escritório da AMATA/PR em Itaperuçu/Pr
A aplicação da vacina contra gripe aconteceu no escritório da AMATA/PR em Itaperuçu/Pr

A AMATA preza pela saúde e bem estar de todos os seus colaboradores, dentro e fora do ambiente de trabalho. Pensando nisso, a unidade do Paraná fez uma pesquisa com todos os seus colaboradores que se afastaram durante o período de fevereiro de 2014 a fevereiro de 2015 para mapear quais haviam sido as principais razões do afastamento e, a partir disso, elaborar um programa de saúde mais focado às necessidades locais.


Os principais casos de saúde identificados foram: gripe (Influenza e pneumonia por conta de vírus) e para tratar deste problema, foram aplicadas vacinas contra o vírus influenza em todos os colaboradores; o segundo maior motivo de afastamento foram doenças infecciosas intestinais e, foi identificado como principal causa, as condições da água potável houve, então, uma conscientização em relação ao abrigo da água no local de trabalho e uma reeducação nutricional; a terceira maior causa foram problemas como fraturas, lesões e postural foi feito um laudo ergonômico dos postos de trabalho e também aplicação de aulas de reeducação postural.


A iniciativa aproximou os colaboradores de questões vinculadas à própria saúde e melhorou a qualidade do trabalho de todos. “Práticas como esta demonstram a preocupação da empresa com o bem estar de seus colaboradores, pois ações relacionadas a prevenção de doenças, evitam afastamentos e, principalmente, futuros problemas com a saúde”, esclarece Flávio Dorigon, coordenador de operações florestais do Paraná.

Compartilhe

Outras redes sociais