Gestão de Riscos Contratuais na AMATA

Na AMATA, a gestão e o controle dos contratos são fundamentais para a manutenção de seu propósito de atuar de maneira legal, sustentável e certificada

Por Vanessa Pereira Vanessa Pereira 14/05/2015

A AMATA acredita que seu papel não está restrito, apenas, à execução de suas atividades, mas abrange, também, o integral respeito às leis, normas e à certificação. Deste modo, para atuar de maneira legal, sustentável e certificada é essencial a análise e mitigação de inúmeros riscos, principalmente aqueles provenientes das contratações de terceiros.

Antes mesmo da formalização de qualquer contratação, é realizada uma rigorosa análise dos documentos societários da empresa que será contratada, com o intuito de confirmar se esta realmente está apta a prestar os serviços e/ou vender os produtos objeto da contratação. Isto porque a falta de adequação dos documentos societários traz riscos legais e institucionais à AMATA.

São analisados também documentos de regularidade da empresa contratada, especialmente certidões negativas de débitos, para garantir que a empresa contratada também atue de maneira legal e regular. Os instrumentos contratuais são cuidadosamente elaborados para atender as necessidades específicas de cada contratação. Neste momento, a interação entre as áreas jurídica e aquela demandante do contrato é essencial para que o documento final elaborado atenda todas as necessidades técnicas e operacionais e não somente os aspectos formais, burocráticos e legais.

Durante a vigência dos contratos mais complexos existem controles de qualidade operacional e acompanhamento da regularidade das empresas contratadas, sobretudo no que se refere ao cumprimento da legislação trabalhista.

A gestão e o controle dos contratos pela área jurídica da AMATA são fundamentais para a manutenção do nosso propósito de atuar de maneira legal, sustentável e certificada.

Compartilhe

Outras redes sociais