Como o maior edifício em madeira do mundo é construído?

De fortes ventos à segurança contra incêndios. Conheça as inovadoras soluções aplicadas na construção de “Mjøstårnet”, o arranha-céu em madeira com mais de 80 metros.

Por AMATA AMATA 19/06/2018

Mjøstårnet, o edifício atualmente em construção na Noruega, será o mais alto feito inteiramente em madeira, situado a uma hora de Oslo - seu nome homenageia o lago Mjøsa, o maior do país. Com mais de dezoito pavimentos com função mista, como apartamentos, uma piscina coberta, hotel, restaurante e áreas comuns, a construção está prevista para ser entregue em dezembro de 2018. A montagem da estrutura utiliza as mais avançadas soluções da construção civil, permitindo que uma torre de mais de oitenta metros seja erguida sem a utilização de andaimes externos, apenas a partir do encaixe de partes já prontas, içadas por guindastes e com o auxílio de elevadores quando necessário.

Construir um arranha-céu em madeira na Noruega apresenta uma série de desafios únicos. Rune Abrahamsen, diretor executivo da Moelven, construtora responsável pelo projeto, ressaltou que “ tivemos que pensar em soluções para os fortes ventos da região. O edifício precisa estar firme no chão, com encaixes apropriados”. Mjøstårnet possui, na realidade, aproximadamente, 140 metros de altura, quando medidos do topo até seu alicerce. As condições que o arranha-céu precisa enfrentar são intensas. As maiores colunas possuem as dimensões de 1,5m X 60 cm, para que possam resistir às forças exteriores.

Outra questão importante quando falamos de arranha-céus é a segurança contra incêndios. O assunto gera ainda mais interesse do público quando o arranha-céu em questão é feito em madeira. Even Anderson, o especialista que prestou consultoria sobre o tema para a Moelven, esclarece que “qualquer um que já construiu uma fogueira sabe que ela precisa ser construída de um jeito específico para que as toras maiores queimem. Por extensão, você aprende como construir uma fogueira para que o fogo seja extinguido antes que ele atinja as toras grandes.” Este mesmo pensamento foi aplicado no desenho da estrutura do Mjøstårnet, em que cada pavimento é construído como um compartimento individual contra o fogo. Extensos testes e cálculos levando em consideração inúmeros cenários chegaram à mesma conclusão, a estrutura do edifício não desabaria mesmo em caso de um grave incêndio. Even explica que, diferente de outros projetos, ele, como especialista em segurança contra incêndios, esteve presente em todas as etapas, desde sua concepção até o acompanhamento do dia a dia da construção, para garantir a segurança da estrutura.

Toda a madeira utilizada na construção do Mjøstårnet é proveniente de florestas plantadas de modo sustentável na Noruega. Sobre o projeto, Rune Abrahamsen ressalta que, por mais que a madeira seja um recurso renovável, sustentabilidade é não utilizarmos mais do que precisamos.” O diretor executivo da Moelven conclui “Mjøstårnet é  o símbolo de uma mudança que ocorre no mundo, a construção de um meio ambiente melhor para nós e para as gerações futuras.” Você pode conhecer mais sobre o Mjøstårnet e acompanhar sua construção assinando o canal da Moelven no YouTube, onde a construtora está disponibilizando uma série de vídeos sobre o projeto: https://www.youtube.com/watch?v=XzWLaTMhQIU (em inglês)

Informações sobre o projeto:


Localização: Brumunddal, Noruega
Arquitetos: Voll Arkitekter
Construtora: Moeleven Limtre
Área: 11300.0 m2
Ano do projeto: 2018

Compartilhe

Outras redes sociais