Biodiversidade e Florestas Plantadas

Produção e conservação podem caminhar lado a lado

Por AMATA AMATA 20/03/2018

Lar da maior biodiversidade do planeta, o Brasil abriga uma incalculável riqueza de flora e fauna. Estima-se que nos diversos biomas existentes em seu extenso território estejam 20% de toda biodiversidade do mundo. Quando olhamos para os diferentes usos desse rico solo para fins produtivos, devemos dar especial atenção às questões relacionadas à preservação da biodiversidade.

Divulgado no início de 2018, o relatório “Árvores Plantadas e Biodiversidade”, realizado pelo Ibá (Indústria Brasileira de Árvores) apresenta dados que comprovam que produção e conservação não são mutuamente excludentes, muito pelo contrário, são ideias complementares.  Tendo em mente os altíssimos níveis de desmatamento e a limitação de ações governamentais isoladas, empresas do setor florestal têm trabalhado pela preservação e valorização desse bem fundamental.

Mesmo com diferenças estruturais quando comparadas com florestas naturais, as florestas plantadas desempenham um significativo papel na preservação da biodiversidade e na recuperação de áreas antes ocupadas por mata nativa. Técnicas como o plantio em mosaicos, em que a paisagem florestas é organizada em diferentes culturas, permitem a criação de “corredores ecológicos” são criados para ligar as áreas plantadas às naturais e servem de habitat para as espécies nativas de animais, plantas e microrganismos. Além da preservação, as empresas que trabalham com florestas plantadas desempenham um importante papel na restauração de áreas degradadas. 

O investimento em pesquisas permite alcançarmos altos níveis de intensificação sustentável, em que é possível produzir mais em áreas destinadas à produção, ao mesmo tempo em que que as áreas essenciais seguem preservadas. Com manejo florestal adequado é possível dar fim ao mito de que florestas plantadas são desertos verdes, alinhando desenvolvimento econômico e preservação da biodiversidade.

Saiba mais sobre o papel desempenhado pelas florestas plantadas na  preservação da biodiversidade acessando o relatório:  http://iba.org/images/shared/Biblioteca/Infografico_Biodiversidade.pdf

Compartilhe

Outras redes sociais