A cultura de operar de forma certificada

Zelar no dia a dia para que toda operação seja certificável é uma marca da AMATA

Por Gilmar Bertoloti Gilmar Bertoloti 26/02/2015

Na AMATA trabalhamos com a filosofia de operar de forma certificada, e, para isso, adotamos os Princípios e Critérios do Forest Stewardship Council® (FSC®). Porém, isso não consiste apenas em obter um selo reconhecido internacionalmente e que envolve o equilíbrio entre as questões sociais, ambientais e econômicas para melhorar sua imagem junto ao mercado consumidor ou concorrente.

Acreditamos que trabalhar com nossas operações certificadas é uma das ferramentas de governança que a empresa possui para reduzir os riscos aos investidores e a seus colaboradores. Isso por utilizar as melhores práticas do mercado, que são validadas e aprovadas pela sociedade civil. Por isso trabalhamos com os conceitos da certificação desde o primeiro dia de uma operação - muito antes de passar pela auditoria externa.

Essa filosofia está enraizada em nosso Jeito de Ser e requer compromisso, disciplina, planejamento e foco neste tema diariamente em todos os níveis hierárquicos na AMATA e de seus parceiros.

Trabalhar desta forma também evita possíveis desvios identificados em auditorias - interna ou externa - ou até mesmo uma fiscalização inesperada de um órgão governamental para avaliar aspectos ambientais, fiscais ou trabalhistas. Ou até mesmo um acidente de trabalho.

A garantia da operação certificada depende do compromisso de todos os Amatos, isso envolve tanto os colaboradores da operação como os diretores da empresa. Além disso, a garantia também vem dos procedimentos operacionais (POs). Sempre redigidos de forma simples e fiéis a realidade de campo, com o objetivo de definir padrões técnicos a serem exigidos das EPS e fornecedores nos nossos contratos.

Tudo isso está ligado diretamente ao Padrão de Excelência AMATA, que envolve nossos planos de ação contra não conformidades, atenção na execução do cronograma de produção e ao monitoramento da qualidade.

Quando garante a procedência de sua madeira, à AMATA beneficia a todos, de seus acionistas ao consumidor final.  Operar garantindo a certificação de suas operações é uma marca e padrão nosso, e está presente no DNA de todos os Amatos.

Compartilhe

Outras redes sociais