A AMATA desenvolveu um sistema de gestão dos aspectos socioambientais e econômicos, que são intrínsecos aos seus processos e negócios. Para isso, criou indicadores que formalizam o compromisso da empresa com a sustentabilidade e o engajamento dos diversos públicos de interesse em sua cadeia produtiva.

O painel de indicadores está estruturado nos pilares de negócio da AMATA – Capital Financeiro, Floresta, Indústria, Produto / Mercado e Pessoas – e nas dimensões a eles transversais: Gestão, Licença Social de Operação e Geração de Valor Compartilhado.

Conheça os indicadores e confira o desempenho atual da AMATA em cada um deles.

  • CAPITAL FINANCEIRO
  • FLORESTAS
  • INDÚSTRIA
  • PESSOAS
  • PRODUTOS E MERCADOS
  • Em construção
  • Dentro do planejado ou meta atingida
  • Fora do planejado, mas com o plano de ação corretivo sendo executado
  • Fora do planejado e sem plano de ação corretivo
  • A evolução do indicador mostra risco iminente de penalização, perda de valor ou de licença
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X CAPITAL FINANCEIRO × GESTÃO DE NEGÓCIOS Status:
INDICADORES:

2. % de acerto da projeção do orçamento
3. % de acerto do EBITDA (realizado X orçado) (valor em R$)
4. % de implantação da estratégia de sustentabilidade
5. % de recomendações do Comitê de Sustentabilidade aprovadas pelo Conselho de Administração
6. Índice de gestão de riscos da AMATA
7. Investimento previsto x realizado
8. Valor da AMATA

RELATO DE DESEMPENHO:

O desempenho nesse conjunto de indicadores se deve, entre outros fatores, a operações de aquisição de terras, iniciadas em 2011, que foram concluídas em 2012.  O marcador verde é obtido quando são realizados 80% dos investimentos previstos no período.

X FLORESTAS × GESTÃO DE NEGÓCIOS Status:
INDICADORES:

1. % das aquisições com due diligence socioambiental prévia
2. % de contratos que contêm cláusulas de sustentabilidade
3. % de fornecedores que assinaram o documento do tipo Parceria de Valor (comprometimento moral e legal)
4. % de redução anual quanto ao uso de químicos
5. Cumprimento do plano de ação de Gestão Ambiental
6. Cumprimento do plano de ação de Gestão Social
7. Hectares de florestas nativas convertidos por ano
8. Impactos financeiros nas operações da AMATA decorrentes de alterações na oferta e demanda de recursos naturais
9. Número de reclamações trabalhistas x número de funcionários
10. Contingências da AMATA ainda não resolvidas: valor monetário total (valor em R$)
11. Evolução da qualidade do solo das áreas de operação da AMATA
12. Impactos sobre a biodiversidade local ocasionados pela operação florestal da AMATA
13. Pegada de água por operação

RELATO DE DESEMPENHO:

O resultado nesse conjunto de indicadores se deve a diversos fatores, entre eles:
• Em 2011, foi iniciada a mensuração do uso de químicos. Nesse sentido, ainda não há valores base para estabelecer metas de redução de consumo desses produtos. 
• Será medido a partir de 2012 o cumprimento do Plano de Ação de Gestão Social. O marcador verde é obtido quando 80% da meta são atingidos.
• O procedimento operacional que define as análises socioambientais relevantes sobre as áreas a serem adquiridas pela AMATA foi implantado em 2012.

X INDÚSTRIA × GESTÃO DE NEGÓCIOS Status:
INDICADORES:

1. % de redução no total do consumo de energia por fonte (KWh)
2. Pegada de água por operação
3. % de redução no peso total de resíduos por tipo e método de disposição

RELATO DE DESEMPENHO:

A aquisição da primeira serraria da AMATA, em Itapuã do Oeste, estava em processo durante o ano de 2011. Portanto, os dados ainda estão em construção.

X PESSOAS × GESTÃO DE NEGÓCIOS Status:
INDICADORES:

1. Turn-over voluntário X Média do setor na mesma região
2. % de funcionários com metas atreladas ao desempenho financeiro e socioambiental
3. % de Procedimentos Operacionais (POs) alinhados às melhores práticas de sustentabilidade
4. Horas de treinamento por funcionário a cada ano. (liderança X operações)
5. Movimentação em virtude de sazonalidade e aquisições de operações
6. Número mensal de horas-extras por funcionário
7. Turn-over involuntário (ativo) X Média do setor na mesma região

RELATO DE DESEMPENHO:

Todos os indicadores desse conjunto estão em fase de monitoramento de dados para que em 2012 / 2013 possam ser estabelecidas as metas correspondentes. No entanto, além disso, para que o marcador verde seja alcançado, mais de 80% dos funcionários devem ter metas individuais financeiras e socioambientais. A AMATA está trabalhando nesse sentido.

X PRODUTOS E MERCADOS × GESTÃO DE NEGÓCIOS Status:
INDICADORES:

1. % de manifestações resolvidas via SAC AMATA
2. % de aproveitamento da matéria prima florestal

RELATO DE DESEMPENHO:

A AMATA está desenvolvendo as métricas e planos de ação para esse conjunto de indicadores.

X CAPITAL FINANCEIRO × GERAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO Status:
INDICADORES:

1. Distribuição de Valor Adicionado (DVA) por operação – acionista, funcionários, governo, sociedade, reinvestimento, fornecedores (valor em R$)
2. Perfil do investidor – % investimentos a curto, médio e longo prazo
3. Percepção dos públicos sobre os atributos de marca desejados

RELATO DE DESEMPENHO:

O perfil dos investidores é coerente com a natureza dos negócios da AMATA, considerando uma perspectiva de retorno financeiro em um prazo de cinco anos ou mais.

X FLORESTAS × GERAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO Status:
INDICADORES:

1. % de funcionários contratados no município / região
2. % total de produtos e serviços comprados localmente (município, região, território)
3. % da evolução da economia da floresta no município / região / território (valor em R$)
4. Evolução dos serviços ecossistêmicos nas áreas de operação da AMATA
5. % de aumento no número de pesquisas e tecnologias desenvolvidas nas operações da AMATA

RELATO DE DESEMPENHO:

O escopo da AMATA junto ao Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em relação às operações na Flona do Jamari, é alcançar 80% de funcionários contratados nos municípios de Itapuã do Oeste e Cujubim. Em 2011, foi estabelecido um plano de ação para atingir esse percentual.

X INDÚSTRIA × GERAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO Status:
INDICADORES:

1. % de madeira beneficiada no município da floresta
2. % de funcionários contratados no município / região
3. % total de produtos e serviços comprados localmente (município, região, território).
4. % de aumento no número de pesquisas e tecnologias desenvolvidas nas operações da AMATA

RELATO DE DESEMPENHO:

A aquisição da primeira serraria da AMATA, em Itapuã do Oeste, estava em processo durante o ano de 2011. Portanto, os dados ainda estão em construção.

X PESSOAS × GERAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO Status:
INDICADORES:

1. Total pago aos Funcionários X Remuneração média na região para funções equivalentes
2. Total pago em Benefícios financeiros X Média na região / setor para funções equivalentes
3. Total de Benefícios pagos aos Amatos X Total de benefícios pagos aos prestadores de serviços

RELATO DE DESEMPENHO:

A AMATA está desenvolvendo as métricas e planos de ação para esse conjunto de indicadores.

X PRODUTOS E MERCADOS × GERAÇÃO DE VALOR COMPARTILHADO Status:
INDICADORES:

1. Índice de Satisfação dos Clientes
2. % da margem de contribuição dos produtos florestais da AMATA
3. Contratos (valor em R$) a longo prazo (cinco anos ou mais) X Contratos (valor em R$) a médio e curto prazos (até cinco anos)

RELATO DE DESEMPENHO:

Dada a natureza de seu negócio, a AMATA busca parcerias a longo prazo. Pensando nisso, já está em elaboração um plano de metas por perfil de cliente.

X CAPITAL FINANCEIRO × LICENÇA SOCIAL DE OPERAÇÃO Status:
INDICADORES:

1. Manifestações por meio de canais de diálogo com a sociedade
2. Grau de relacionamento reconhecido pelos públicos prioritários (informação, diálogo ou engajamento / parceria)
3. Grau de influência sobre regulações do setor florestal brasileiro críticas para a perpetuidade da AMATA
4. Execução do plano de diálogo com poder público visando influência regulatória

RELATO DE DESEMPENHO:

A AMATA está desenvolvendo as métricas e planos de ação para esse conjunto de indicadores.

X FLORESTAS × LICENÇA SOCIAL DE OPERAÇÃO Status:
INDICADORES:

1. % das operações que passaram por processo de Free Prior Informed Consent (FPIC)
2. % de adequação de não conformidades apontadas durante processos de auditoria interna e externa de certificação, que foram tratadas até auditoria subsequente
3. Áreas em operação certificadas
4. Definição das certificações
5. Número de pessoas e famílias desalojadas e redução das áreas de exploração econômica de forma legal no(s) município(s) da operação
6.  Potencial impacto financeiro de futuras regulações nas operações da AMATA. (valor em R$)

RELATO DE DESEMPENHO:

O objetivo da AMATA é que todas as suas operações possuam a certificação FSC®, somente assim o indicador alcançará o patamar verde. As atividades em Castanhal e Paragominas já atingiram o padrão. Porém, está em curso o processo de obtenção da certificação das atividades na Floresta Nacional do Jamari.

X INDÚSTRIA × LICENÇA SOCIAL DE OPERAÇÃO Status:
INDICADORES:

1. Valor monetário de multas e número total de sanções (inclusive, infrações) não monetárias resultantes da não conformidade com leis e regulamentos
2. % de adequação de não conformidades apontadas durante processos de auditoria interna e externa de certificação, que foram tratadas até auditoria subsequente
3. Contingências da AMATA ainda não resolvidas: valor monetário total. Número de reclamações trabalhistas x número de funcionários
4. Operações com certificação
5. Potencial do impacto financeiro de futuras regulações nas operações da AMATA. (valor em R$)

RELATO DE DESEMPENHO:

A AMATA não possui nenhuma multa, nenhuma contingência não resolvida e, além disso, não realiza conversão de floresta. Em 2011, a aquisição da primeira serraria, em Itapuã do Oeste, ainda estava em processo. A certificação da cadeia de custódia ocorrerá em 2012.

X PESSOAS × LICENÇA SOCIAL DE OPERAÇÃO Status:
INDICADORES:

1. % de trabalhadores terceirizados em relação ao número total de trabalhadores alocados para as atividades da companhia
2. Número de afastamentos por doenças endêmicas e acidentes fora do trabalho.
3. Número de mulheres trabalhando nas operações
4. Pesquisa de clima (índices de satisfação etc.)
5. Taxa de incidentes (funcionários e terceiros)

RELATO DE DESEMPENHO:

Para a AMATA, os incidentes são inaceitáveis. Em 2012, a empresa finalizará a implantação de seu sistema de segurança do trabalho. Além disso, para conseguir o marcador verde, a porcentagem de trabalhadores terceirizados deve ser mantida abaixo de 20% e também deve ser criado um plano de ação para aumentar o número de mulheres nas operações.

X PRODUTOS E MERCADOS × LICENÇA SOCIAL DE OPERAÇÃO Status:
INDICADORES:

1. % de aumento no número de espécies comercializadas
2. % no aumento de vendas de produtos florestais não madeireiros (valor em R$)
3. % do destino dos produtos AMATA para setores de risco.
4. % de redução da pegada ecológica dos produtos AMATA.

RELATO DE DESEMPENHO:

Em 2011, o trabalho da AMATA foi levantar o número de espécies comercializadas. A partir disso, ainda em 2012 será definida a meta de expansão. Nesse período não foram comercializados produtos não madeireiros. Estão sendo elaborados planos de ação para acompanhamento dos produtos comercializados, assim como para mitigação de impactos das vendas a setores de risco.